O Brasil é o 2º país do mundo em desemprego




O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial do desemprego, ficando atrás apenas da Índia. O desemprego brasileiro está afetando a maioria da população: pobres, analfabetos, semi-analfabetos, pessoas com diplomas universitários, entre outros.

Existem diversos fatores para o desemprego acontecer: muitas pessoas para poucas ofertas de trabalho, ou até mesmo falta de mão-de-obra qualificada. Mas porque pessoas com níveis superiores também estão desempregadas? Não é porque é preciso pessoas com nível superior, que não é exigido a qualidade.

O mercado de trabalho, na verdade, é uma grande "peneira", pois aqueles que não são "bons", "competentes", acabam sendo eliminados nessa "peneira" onde só irão restar aqueles que realmente estão capacitados para atender as necessidades exigidas. Se aquelas pessoas que são formadas não conseguem empregos, os que não possuem nenhum grau de escolaridade ou nível superior, é que acabam não tendo mesmo oportunidades de empregos.

Algumas medidas podem ser tomadas para amenizar o problema do desemprego, através do governo. Devería-se investir mais na educação, criar programas de assistência para dar empregos àqueles que não têm, entre outras medidas. Assim, o Brasil pode deixar de ser o segundo colocado no ranking do desemprego e quem sabe, passar a ser o ser o segundo com mais empregos.


Internet: malefício para o vestibular?


Segundo a última pesquisa realizada pelo IBGE, à cada 10 pessoas, 7 possuem acesso à internet e dessas 7 pessoas, 6 possuem e-mails, "orkut", "msn" ou navegam pelos sites de bate - papo. Na folha de São Paulo, foi publicado um artigo onde falava que o acesso à internet estava prejudicando jovens que prestavam vestibular.

Atualmente, a internet já se tornou o meio de comunicação mais utilizado pelas pessoas. Pode-se até dizer que a internet é um "outro mundo", pois a linguagem utilizada nela é bem diferente da utilizada na forma culta. No "internetês", como alguns preferem chamar, você se torna "vc", tudo bem se torna "tdb", entre outras palavras que sofrem abreviações.


Como o convívio dos jovens com a internet é bem frequente , acabam trazendo a linguagem do "internetês" para o português, começando a partir daí o problema. Os jovens se acostumam a escrever errado, abreviado, com gírias, pontuação incoerente com o contexto, ou até mesmo sem pontuação, entre outros erros da gramática, que acabam trazendo para as suas redações. Quando vão fazer o vestibular, não conseguem fazer uma boa redação devido ao mau costume que ocasiona grande quantidade de erros ortográficos.


Utilizar a internet é muito bom, isso ninguém pode negar, mas para usufruir da mesma devemos ter um cuidado em especial com a linguagem utilizada. Independente da pessoas com quem se fala ou o meio utilizado, devemos sempre empregar uma linguagem adequada, sem erros ortográficos, com pontuação, afinal, a pessoa com quem nos comunicamos deseja compreender a mensagem.


 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti