Resenha do conto: "O Enfermeiro"


O conto "O enfermeiro", de Machado de Assis, busca abordar sobre sentimentos comuns à todos os seres humanos: crueldade(por parte do coronel que deleitava-se com a dor e a humilhação dos outros), prestatividade e ao mesmo tempo angústia.

Este conto de Machado de Assis apresenta uma linguagem mais simples, o que ajuda para que todos os tipos de leitores compreendam a mensagem do mesmo.

A história-narrada em 1ª pessoa- só é divulgada quando o narrador-personagem tem seus dias de vida contados. Tudo começa quando Procópio, no ano de 1860, resolve trabalhar como enfermeiro do coronel Felisberto. Este era um velho muito rabugento e, como o próprio autor dizia, gostava muito de humilhar as pessoas.

No começo a convivência entre o enfermeiro e o coronel era das melhores possíveis, mas, com o passar do tempo Procópio conheceu a verdadeira personalidade de Felisberto. O enfermeiro suportou por muito tempo todos os tipos de humilhações e, por diversas vezes, ameaçava ir embora, mas sempre acabava voltando atrás. Entretanto, em um determinado dia, quando Procópio já estava decidido à ir embora, o coronel teve um ataque de loucura e começou a brigar com ele, e por fim, o enfermeiro acaba estrangulando o coronel.

O clímax ocorre quando o testamento de Felisberto é lido e nele é constatado que Procópio é o único herdeiro. A partir de então o desfecho acaba sendo a dúvida e angústia de Procópio: Deve aceitar a herança ou contar a verdade?

Então, este conto é uma obra excelente por não apresentar uma linguagem rebuscada, mas principalmente por possuir um enredo que envolve o leitor e que acaba apresentando uma reflexão no final.

A desigualdade social no Brasil


Desde o começo do processo de desenvolvimento do Brasil, o crescimento socioeconômico vem aumentando as diferenças econômicas, sociais, raciais e espaciais do nosso país. No entanto, a maior preocupação é como atenuar essas disparidades.

As razões para que existam as desigualdades sociais brasileiras são diversas, mas algumas que devem ser destacadas são: Alto índice de analfabetismo; Taxa muito elevada de desempregados; Concentração das riquezas brasileiras etc. Recentemente foi divulgado o resultado de uma pesquisa com dados alarmantes, cerca de 12% dos brasileiros são analfabetos totais e 30% da população são considerados analfabetos funcionais, o que acaba sendo uma grande preocupação, pois a educação está diretamente ligada ao desenvolvimento de um país.

Outra questão preocupante das disparidades sociais do Brasil é a concentração das riquezas. Segundo o IPEA, a distribuição de renda no Brasil é a pior do mundo, onde os 10% mais ricos ganham 28 vezes a renda dos 40% mais pobres. Apesar do IDH brasileiro ser relativamente alto(0,813) não quer dizer que as condições de vida dos nossos brasileiros estão boas, pois a renda cresce, mas continua concentrada nas mãos de poucos.

Para atenuar um pouco das diferenças,o governo brasileiro vem desenvolvendo alguns projetos sociais,como: “bolsa escola”,”bolsa família” etc. Apesar desses projetos ajudarem um pouco, ainda são necessárias outras medidas como a criação de empregos para a população,cursos em diversas áreas de trabalho, incentivos para os jovem estudarem, redistribuição de renda etc, pois só dessa forma as desigualdades sociais poderão diminuir.
 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti