Violência no trânsito: Como diminui-lá?


No período do governo de Juscelino Kubitscheck as malhas rodoviárias começaram a se desenvolver no Brasil. A princípio trouxeram maior facilidade para as transações comerciais, e logo em seguida para o transporte de pessoas. Com o passar do tempo, o que foi um grande avanço para a população, vem se tornando principal meio de violência no trânsito brasileiro.


Os acidentes nas estradas é uma das principais causas de mortes brasileiras. O Brasil registra 1,5 milhão de acidentes no trânsito por ano, onde pelo menos 35 mil vítimas acabam morrendo. Dentre as principais causas para essas mortes, podem - se citar: A imprudência de muitos motoristas, condutores que dirigem alcoolizados, condições precárias de algumas estradas, entre outros.


Ao analisar-se alguns acidentes, percebe - se que geralmente a imprudência dos motoristas vem ligada às bebidas alcoólicas; e infelizmente os mais afetados acabam sendo os inocentes. As discussões no trânsito também acabam sendo um fator agravante. As vezes uma simples atitude de um motorista pode despertar a fúria de um segundo, e se este estiver armado, acaba agindo por impulso, podendo acarretar maiores problemas.


O Brasil já possui meios modernos para coibir a violência no trânsito, entretanto, não os utilizam como deveriam. A "Lei Seca", que determina que a partir de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue o indivíduo não poderá dirigir, não é respeitada pelos motoristas devido, principalmente, a falta de fiscalização intensiva dos órgãos responsáveis.


No intuito de amenizar essa problemática, algumas medidas podem ser tomadas. Primeiro deve - se partir da educação e conscientização dos motoristas acerca dos assuntos ligados ao trânsito. É válido ressaltar a importância dos órgãos responsáveis pela fiscalização contra as imprudências e negligências do trânsito, intensificando a cobranças das leis já existentes. Tais medidas podem ser simples, mas certamente farão muitas diferença nos índices de óbitos e acidentes brasileiros.

O homem: Inimigo do planeta?



No início das primeiras civilizações humanas havia uma relação harmônica entre o homem e a natureza, onde este só retirava do meio ambiente aquilo que realmente fosse necessário. Hoje, frente aos grandes avanços tecnológicos, o homem vem desmatando o meio em que vive em um ritmo bastante acelerado, causando diversas consequências. A grande questão do século XXI é como atenuar estas agressões ao meio ambiente.


Desde a Segunda Revolução Industrial é notória a forte interferência do homem no meio ambiente. Os sinais dos desgastes ambientais são cada vez mais perceptíveis: Maior nível de poluição, intensificação do efeito estufa e consequentemente do aquecimento global, morte de diversos habitats, entre outros. O mais agravante de tudo é que o homem já consegue perceber os efeitos de seus atos, sente as consequências, mas a ganância e a sede por dinheiro falam mais alto, impedindo - lhe de preservar a real e verdadeira riqueza que importa: o meio ambiente.


Entretanto, do mesmo jeito que existem aqueles que infelizmente agridem ao meio ambiente, também existem os indivíduos que procuram preservá - lo, ou ao menos tentam. bons exemplos que podem ser citados são das empresas, que apesar de desmatarem o meio ambiente, promovem projetos de reflorestamento e trabalham com a conscientização dos seres para preservarem o meio em que vivem. Outro bom exemplo que pode ser citado são de ONGs que trabalham com a preservação ambiental.


No intuito de amenizar os problemas provenientes do desgaste do meio ambiente, vale ressaltar que a questão fundamental é a conscientização e a ação dos indivíduos para preservarem o meio em que vivem. Outras medidas que podem ser tomadas diz respeito a reciclagem, maiores cuidados para evitar as poluições de todos os tipos, entre outros. No entanto, enquanto o homem não perceber que não adianta possuir riquezas materiais e acabar com o meio ambiente, a natureza continuará sendo devastada cada vez mais, e as gerações futuras é que receberão os maiores impactos.

Linguagem é poder?






É do conhecimento de todos os cidadãos ,ou pelo menos da maioria, o quão importante é a linguagem na sociedade. O uso da mesma pode abrir várias portas, do mesmo jeito que também pode fechá-las. O primeiro contato que os indivíduos têm com a linguagem culta é na escola, onde é direito de todos aprendê - la. No entanto, este direito vem sendo tomado dos alunos.


A sociedade capitalista não abre espaço para acostumar-se com a forma de ser de cada indivíduo; Estes é que devem se adequar ao modelo imposto pelo capitalismo. Da mesma forma que de acordo com a "Teoria da Evolução das Espécies",onde apenas os mais adaptados sobrevivem, no capitalismo ocorre de forma semelhante. Um grande exemplo é a questão da linguagem.


Os indivíduos que possuem conhecimento da forma culta da língua estão sempre à frente daqueles que não possuem conhecimento ou não o utilizam. Em uma entrevista para trabalhar em uma empresa, por exemplo, se existirem dois candidatos, um que domine a norma culta da língua, e outro que não, certamente o primeiro estará um passo à frente de conseguir o emprego.


Recentemente surgiu uma polêmica com um material didático aprovado pelo MEC, o livro "Por uma vida melhor", onde diz que "Nós come o peixe" é correto, e que o ser que não se adequa a esta linguagem pode ser vítima de preconceito linguístico. Fica difícil de acreditar que os próprios responsáveis pela educação brasileira fechem os olhos à tamanha ignorância gramatical, querendo justificar um grave erro para não "constranger os alunos".


Enquanto o Brasil se preocuparem "não constranger" ninguém,a ignorância dos superiores continuará a prevalecer sobre a sociedade.Também poderá ocorrer a inversão dos valores, onde talvez algo que é certo será dito como errado, e o erradocomo normal,e o que todos devem seguir.

Felicidade: Ter ou Ser?



Na Antiga Grécia, mais precisamente na sociedade espartana, a Felicidade consistia nos homens serem guerreiros e as mulheres boas mães e esposas. No entanto, em outros períodos, como de Alexandre " O Grande", a Felicidade resumia-se em ter muitas terras e riquezas. Diante do que foi exposto, fica o questionamento: Afinal, em quê consiste a Felicidade? Em Ter ou em Ser?


Desde as antigas civilizações é notória a busca incessante pela Felicidade, e mais ainda, a oposição de ideias proveniente de objetos materiais e a questão do ser. Não se pode julgar nenhuma opinião como certa ou errada, pois cada ser tem a liberdade de pensar e consecutivamente de escolher.


Quando se fala em Felicidade várias opiniões surgem. Para alguns pode ser possuir o carro do ano, uma casa luxuosa, muito dinheiro, todas as mulheres (ou os homens) que quiserem. No entanto, para outros seres, a Felicidade não se resume aos objetos materiais, podendo ser encontrada em coisas simples - nem por isso menos importantes -, como: Um sorriso, um abraço, a companhia das pessoas de quem se gosta, a própria espiritualidade, entre outros.


O meio termo de opiniões também serve como uma "válvula de escape" para encontrar a Felicidade. Alguns indivíduos buscam a simplicidade, mas nem por isso deixam de buscar a conquista de algumas realizações materiais que poderão completar essa Felicidade.


Certamente as divergências de opiniões sobre como alcançar a Felicidade durarão por muito tempo. Mas independentemente disso, o importante é buscar a Felicidade da forma que convém a cada pessoa, seja através de objetos materiais, dos sentimentos, das atitudes simples da vida ou reconhecimento por àquilo que se faz. Como diria a expressão em latim " Carpe Diem", deve-se sempre aproveitar cada dia.

O Brasil e sua economia contraditória


O Brasil é o 11º país no ranking das maiores economias mundiais. Entretanto, ostenta um elevado índice negativo, onde 30% da população vive na pobreza considerada absoluta. Por que a economia brasileira é tão contraditória?


No intuito de justificar o quadro econômico brasileiro, as vezes acabamos recorrendo aos acontecimentos históricos. Pelo fato do Brasil ter sido uma colônia de exploração no passado, acabávamos usando esta desculpa como causa para o subdesenvolvimento brasileiro. Hoje, o Brasil já é considerado um país emergente, e a tendência é que logo poderá ser considerado desenvolvido. No entanto, ainda apresentamos problemas típicos de países muito pobres.


O Brasil possui uma das maiores economias, mas infelizmente este dinheiro fica concentrado nas mãos de poucos, enquanto uma grande parcela da população brasileira passa fome, não possui acesso à educação, saúde, saneamento básico, entre outras condições fundamentais à uma vida digna. As vezes não sabemos o que é pior: Os problemas brasileiros em si, ou saber da existências deles e ver que nada é feito para combatê-los.


Enquanto o poder brasileiro não fizer nada para tentar amenizar as disparidades sociais vigentes, o Brasil continuará sendo um país com grande potencial econômico, mas com muitos problemas para serem solucionados. Se o Brasil é tão conhecido pelo Carnaval e Futebol, por que também não ser reconhecido com um país que superou a colonização e amenizou as diferenças sociais?

Morte de Bin Laden: Fim da Al Qaeda e do Terrorismo?


Com a morte de Osama Bin Laden, líder dos terroristas da Al Qaeda, o mundo vive uma grande estado de euforia - principalmente os EUA - com um sentimento de "dever cumprido". Mas até quando esta "euforia" vai durar? E com a morte de Bin Laden estaria o mundo inerte aos terroristas e a Al Qaeda?


A Al Qaeda é uma organização fundamentalista islâmica internacional, cujo principal mentor e fundador era Osama Bin Laden. Dentre várias ações realizadas pela Al Qaeda, pode-se destacar o atentando terrorista ao World Trade Center em 11 de Setembro de 2001, e a destruição de parte do Pentágono dos EUA.


Muitos indivíduos não entendem o por quê dos ataques promovidos por Osama, acreditando que ele só praticava estes atos por puro terrorismo, mas não é tão simples assim. Os ataques da Al Qaeda acabavam ocorrendo em resposta às ações contra a Arábia e ao islamismo, mostrando como este grupo estava ficando cada vez mais influente, principalmente seu líder.


Pelo fato da Al Qaeda se tratar de uma organização terrorista, não se têm informações precisas, mas sabe-se que esta possui muitos seguidores. Provavelmente estes seguidores de Osama irão querer vingar a norte de seu líder, restando ao mundo o sentimento de medo por não saber como, onde e nem quando estes atentados poderão ocorrer.


Os EUA - que foram os responsáveis pela morte de Bin Laden - já vêm se preparando para tentar evitar os prováveis ataques terroristas, através de maior fiscalização das fronteiras do país, pedindo para que os cidadãos estejam sempre em movimento, entre outras medidas. No entanto, os indivíduos esquecem de algo simples, mas que é bastante importante: o respeito. Talvez se os seres tivessem mais respeito às ideologias dos outros, o mundo não enfrentaria tantos problemas, e certamente não viveria em constante tensão devido ao terrorismo, por exemplo.



Tráfico feminino: Nova forma de escravidão?




Com a promulgação da Lei Áurea, findava a escravidão no Brasil. Passados várias anos desde este decreto, novas formas modernas de escravidão vêm se manifestando, dentre elas o tráfico humana, especialmente no caso das mulheres. Estaria a humanidade voltando a escravidão? Como evitar essa regressão?


Quando se falava em tráfico,logo era lembrada a questão das drogas ou armas. Hoje, o tráfico feminino vem crescendo muito e sendo cada vez mais motivo de preocupação, principalmente por não se tratar apenas de um problema nacional, e sim mundial.


As mulheres, entre 15 e 27 anos, são as principais vítimas do tráfico feminino. De acordo com a OIM, essas vítimas geralmente são de classes baixas, com má estrutura familiar, nível educacional precário, entre outros, e que as tornam alvos mais fáceis para os captadores. Estes utilizam-se de vários métodos para enganar suas vítimas, desde promessas de bons empregos, até as grandes melhorias de condições de vida. Entretanto, o destino da maioria das vítimas é a prostituição, um caminho que dificilmente possui volta.


De acordo com a ONU, o tráfico humano é o 3º mais rentável e que gera cerca de 31,6 milhões de dólares por ano. O Brasil acaba sendo um dos grandes proporcionadores deste lucro, pois é o maior exportador de mulheres das Américas e detém 241 rotas do tráfico feminino.


Para diminuir esse problema deve-se partir de algo simples, mas nem por isso menos importante, que é a educação. Também é importante que sejam realizadas campanhas de esclarecimento, para que assim os jovens não se deixem influenciarem tão facilmente. E por fim, também se faz necessário o papel Legislativo das nações e a maior fiscalização das fronteiras e territórios, pois só desta forma esse problema poderá ser amenizado.

Os desafios do novo Brasil


No período colonial, o Brasil foi uma colônia de exploração, o que acaba justificando um pouco do seu atraso para se tornar independente , e consecutivamente se desenvolver. Hoje, este quadro vem se revertendo, e o Brasil já caminha à passos largos no que diz respeito a sua evolução econômica.


Em 2010, a economia brasileira cresceu 7,5 %, mais do que países como França e Inglaterra, o que mostra que o Brasil vem se desenvolvendo e mostrando que pode manter sua economia independente de grandes potências como os EUA. Há cerca de 10 anos, na Colúmbia, falava-se no "Brasil do futuro", e esse futuro chegou, falando-se agora no "Fenômeno Brasil". Entretanto, toda evolução vem acompanhada de seus problemas; e com o Brasil não seria diferente.


Os problemas brasileiros não vêm de hoje, mas sim de longas datas ,entretanto acabavam sendo minimizados. Um fato agravante que deve ser citado diz respeito à educação brasileira que, ao contrário da economia, caminha devagar. Outra questão refere-se à crescente violência urbana que vem assolando os países, desde os grandes centros urbanos até médios e pequenos.


O Brasil já vem conseguindo superar muitos desafios, mas para enfrentar os que restam algumas providências podem ser tomadas. O governo deveria passar a investir mais na educação, tanto no nível básico como no superior, pois a mão de obra brasileira qualificada ainda é bastante escassa. Outra medida que deve ser tomada pelo governo diz respeito aos investimentos da segurança pública. Afinal, se o Brasil conseguiu sair quase ileso da última crise econômica, não seria capaz de de superar mais esses desafios?
 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti