O Bullying e a impotência da sociedade


O bullying, que vem do inglês ( de bully, valentão), é uma prática que vem se tornando cada vez mais frequente e agravante no Brasil. Tal prática pode ser definida por agressões, tanto verbais como físicas, atribuições de nomes pejorativos, perseguições contínuas, entre outros. Como a sociedade, de modo geral, pode enfrentar esse problema?


A prática do bullying não é algo recente, mas vem atingindo proporções maiores nos últimos anos. As principais vítimas desta prática são crianças e adolescentes que podem se diferenciar das demais por características físicas, por apresentarem comportamento "diferente", pela orientação sexual, entre outros. A partir de então, os bulles (grupos que praticam o bullying) acabam perseguindo suas vítimas, e fazendo da vida destas um verdadeiro sofrimento.


Recentemente, o caso da chacina do Realengo chocou todo o Brasil e o mundo. Segundo relatos, o assassino sofria bullying na sua época estudantil, e ainda apresentava problemas psiquiátricos. Não se pode afirmar e nem justificar que esta tenha sido a causa para o massacre, mas certamente contribuiu de alguma forma.


Uma questão bastante delicada sobre o bullying é a dificuldade em perceber quando esta prática ocorre, principalmente nas escolas. Pela sua difícil perceptividade, a sociedade acaba sendo leiga acerca deste assunto, e portanto não tomando as devidas providências. Os indivíduos só percebem a existência e gravidade de tal problema quando surgem casos na mídia como o do Realengo.


Na tentativa de amenizar essa problemática, deve - se partir da conscientização das vítimas do bullying a não silenciarem. Também é importante a ação conjunta da família e escola para combaterem esta prática. A mídia poderia ajudar informando os cidadãos sobre este assunto. Já ao Governo cabe dar assistência psicológica às escolas da rede pública. Talvez assim, muitos problemas e massacres como o do Realengo poderiam ser evitados.
 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti