O sucesso e as ''novas celebridades''

Na sociedade capitalista atual, os valores que são cultuados diferem bastante, se comparados, dos valores de algumas décadas atrás. Antigamente, o sucesso era visto como forma de ascensão social. Hoje, o sucesso vem-na maioria dos casos-diretamente ligado à transgressão de valores morais da sociedade, como uso excessivo de álcool, drogas, libertinagem, escândalos, entre outros.


No Brasil atual, o dinheiro, a fama e a juventude são bastante ambicionados pelos indivíduos. Entretanto, em ''dosagens ''elevadas, tais ideais acabam trazendo prejuízos para a sociedade. Grandes resultados de tal problema são as''novas celebridades" que a cada dia surgem na mídia, cujos exemplos que trazem para a sociedade dificilmente são aproveitáveis.


Já tornou-se comum casos de jogadores famosos envolvidos em diversos escândalos, como: Brigas, envolvimentos e agressões contra as prostitutas, muitas noitadas com uso abusivo de álcool e drogas, entre outros. Um caso que pode ser citado é do ex-goleiro Bruno, que hoje é acusado de matar a ex-namorada. Muitos se perguntam o porquê de tal crime, sendo o réu bem sucedido e famoso. Certamente a ideia-diga-se de passagem que ilusória- de que por ser famoso ficaria impune, pode ser uma das causas.


Os reality shows como o Big Brother, que fazem apologia contra diversos valores morais da sociedade, também agravam o problema das ''novas celebridades''. Um grande exemplo é que um homem ríspido, preconceituoso e agressivo foi o vencedor de determinada edição, sendo até idolatrado por muitos telespectadores. Entretanto, felizmente, ainda existem seres bem sucedidos que praticam boas ações. O bilionário Bill Gates, por exemplo, recentemente doou parte de sua fortuna para uma campanha de preservação contra a AIDS.


No intuito de minimizar as consequências provenientes da imaturidade das''novas celebridades'', algumas medidas podem ser tomadas. No âmbito legislativo a fiscalização e execução severas nas penas dos infratores, independente de serem famosos ou não, são essenciais. Também é válido ressaltar a importância da educação familiar, em que os principais valores devem ser ensinados, como a humildade, que é peça fundamental para qualquer carreira bem sucedida.
 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti