O culto à forma:saúde, vaidade ou escravidão?


Atualmente, umas das maiores preocupações das pessoas é com a aparência física. Muitas chegam ao extremo de fazer "dietas milagrosas", não pela saúde, e sim pela vaidade ou até mesmo por se sentirem "escravizados". Por que isso acontece?

Como as pessoas acabam sendo influenciadas de que ser magro é sinônimo de beleza, os "gordinhos" é que acabam sofrendo com isso, pois eles se sentem inferiores e acabam tendo a sua auto-estima muito abalada.

Antigamente, a preocupação das pessoas era com a sua saúde, e não com a aparência, mas hoje em dia esse quadro se reverteu. É comum encontrarmos jovens, principalmente mulheres, com doenças provocadas pela famosas "dietas milagrosas", como: anorexia, anemia, bulimia entre outras. Um dos motivos dessas jovens fazerem essas dietas é a influência que a mídia exerce sobre elas.

É difícil responder o que levam essas pessoas a fazer essas "dietas milagrosas", porém mais difícil de responder é o que fazer para evitar que essa busca pela boa forma se torne prejudicial para a saúde. Mas algo que vale salientar é que a aparência é importante, isso ninguém pode negar, mas que a saúde além de importante é essencial.

22 comentários:

Shaddix Hime disse...

E a midia faz muitos acreditar que ser bonito é ser magro!

Ai por causa disso nos vemos tantas garotas que sofrem de disturbios de alimentação...

Antes eu me preocupava muito, hj sou mais "sussa"!!

Anônimo disse...

é um absurdo o poder que a mídia tem de manipular as pessoas!

beijo!

Luciana

•Tudo.ao.mesmo.tempo.agora• Filmes, séries, livros e entretenimento em geral

http://tdagora.wordpress.com

Twitter: http://www.twitter.com/lucianamangas

Frank disse...

tem mtas mulheres q se tornam escravas do culto a beleza... beleza essa imposta pela sociedade.
sou totalmente contra!

Gabriela Moura disse...

o cukto ao corpo a princicpio é so questao de saude, mas com o tempo se nao houver limites, pode virar escravidao, e nos podempos perceber isso em diversos blogs ana/mia que explodem por ai, nde nem o perigo da morte é capaz de abrir os olhos de quem quer ser magro acima de qualquer coisa

Leandro Andrade disse...

é um tremendo culto ao corpo e ao que tudo indica, será o padrão dos próximos anos. Não me supreende q isso aconteça, com tantos métodos pra emagrecimento!

Anônimo disse...

A mídia enfiou na cabeça da população um padrão de beleza, tornando-nos escravos dependente dos produtos milagrosos impostos pela mesma. Uma boa estratégia, diga-se de passagem.
teemexis.com

Leandro Andrade disse...

Visitando e revisitando. Ótimo blog, abraços!

Anderson disse...

É triste ver o poder que a mídia exerce sobre algumas pessoas.
Detesto modismo... Acho que as pessoas deviam preservar a própria identidade.
O bom pra mim é ser autentico, singular, excêntrico...

Parabéns pela postagem e a linha de conteúdo do seu blog.

Sucesso!

Anônimo disse...

A ditadura da magreza exerce pessima influencia na sociedade.Todas as pessoas são diferentes e ser diferente é normal.Deveriamos ser reconhecidos pelo que nos somos,e não pro sermos um em um bilhão que possui o corpo estilo "palito de dente Gina".

Unknown disse...

as vezes eu fico pensando se vale mesmo a pena essas meninas passarem por todas essas coisas, arriscar a saúde pra ser modelo,
é uma profissão que dá muita grana, mas o dinheiro não é tudo. sei lá, cada um pensa de uma forma, eu não namoraria uma modelo, vc sai com a menina e não tem onde pegar, só osso e pele,
isso é tenso!

Natália Coelho disse...

Eu não acho que o modelo esquelético de ser seja bonito e muito menos que deva ser seguido.
Pessoas normais não conseguem ser como as modelos. Ou elas tem um acompanhamento nutricional para manter a forma ou apelam para métodos não convencionais que prejudicam a saúde. Aí buzinam as fotos delas magérrimas como símbolo de felicidade e pronto, é isso que todos vamos tomar como verdade. E todas nós, tomamos sim. Estamos sempre reclamando de uns quilinhos a mais. O problema é que tem gente que leva muito a sério, enfim...o negócio estar bem com você mesmo e com sua saúde,e só.

Também fiz um post meio relacionado ao tema, só não levei pro lado sério da coisa. Depois se quiser dar uma olhada.

abraços


http://progestgrow.blogspot.com/

Maria Lia disse...

Retribuindo a visita...

Realmente, o conceito de beleza imposto pela mídia pode acabar influenciando negativamente os habitos alimentares de uma certa parcela da população. Infelizmente, a mídia não vai mudar sua posição, muito menos tentará parar de exercer tal influência - considerando o retorno financeiro gerado pela alienação por ela provocada.
A mudança tem que partir do outro lado. Através da conscientização populacional. E é aí que fica difícil. Como botar na cabeça dessas meninas a consciência que lhes falta? Isso, definitivamente, é um trabalho árduo. E com retorno a longo prazo.


Muito bom o blog.
Parabéns!

Anônimo disse...

A PESSOAS NÃO ESTÃO LIGANDO PARA SUA SAÚDE POQUE ACHAM QUE TER UM CORPO EBELTO É SINONIMO DE BOA SAUDE É AI QUE MUITOS SE ENGANAM.

Anônimo disse...

É trixti

Anônimo disse...

Realmente, a mídia tem muita influencia sobre isso tudo; hoje em dia não se liga mais para saúde, hoje tudo gira em volta da beleza, e é ai que as pessoas sendo a maioria mulheres se deixam levar pelos ensinamentos passados pela mídia, mais claramente “NOVELAS”.

É trixti...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Entao engorde ;D, sevai contra o que a midia impoe, coma chocolate todos os dias e nao se depile ;P

Laricão disse...

Viu amor,não seja tão exigente de ti mesmo e não culpe os outros por isso, seja feliz coma bastante mac donald's e acabe em um sofá sozinha costurando o seu crochê enquanto assiste Passione, abraços.

dieguh disse...

obrigado pela explicação

Anônimo disse...

hoje em dia realmente a midia exerce um forte controle na mente das jovens, mas no caso de disturbios alimentares, na mminha opinião o desequilibrio ja esta na mente das garotas e a midia só aprofunda esse fator.

Anônimo disse...

de que vale ser bela se nao tem carater ou dignidade?

Anônimo disse...

Ameiiii seu blog...ME ajudou muito no meu trabalho!
Entra no http://milenacritiva.blogspot.com
caso queira fazer parceria comiho, o link é:
http://www.milenacriativa.blogspot.com.br/p/eu-recomendo-entre.html

Postar um comentário

Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti