A mobilização social no combate à criminalidade infanto-juvenil


Atualmente, a criminalidade infanto-juvenil vem crescendo em um ritmo muito acelerado em todos os locais do mundo. São diversos os fatores para que este problema esteja se alastrando, mas a questão fundamental é como resolver essa realidade.


No Brasil, por exemplo, como a idade mínima para receber mandato de prisão é de 18 anos, as crianças e adolescentes acabam cometendo diversos crimes por saberem que a Lei está "à seu favor", e que independente do que façam não terão graves problemas.


Recentemente, foi discutido um projeto de Lei para a redução da maioridade, de 18 paras 16 anos. Muitos cidadãos foram contra, alegando que aos 16 anos os jovens não têm "noção" daquilo que fazem. Mas como um jovem que vota, decidindo o futuro do seu país, não tem consciência do que é ou não um ato criminoso?


Resolver um problema como este de âmbito mundial não é fácil, porém é necessário. A primeira medida que pode ser realizada é trabalhar com a conscientização das crianças e adolescentes, para que estas não entrem no mundo do crime. O governo e a sociedade, de modo geral, podem desenvolver projetos culturais e educacionais para os mesmos. Não podemos dizer que a criminalidade infantil se extinguirá, mas diminuirá bastante.

0 comentários:

Postar um comentário

Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti