"O desafio de se conviver com as diferenças"



Em pleno século XXI, o preconceito no Brasil está crescendo cada vez mais. Por que está sendo tão difícil para os brasileiros entenderem que cada pessoa tem o direito de ser como quiser, muitas vezes fugindo de um padrão imposto por uma minoria?

O preconceito pode ocorrer de diversas maneiras: racial, sexual, social, religioso etc. Um caso de preconceito muito conhecido são dos "Skinreds", que são grupos de jovens que perseguem os Nordestinos que vão para São Paulo em busca de empregos. Outro tipo de preconceito que pode ser citado é o dos homens com relação as mulheres. Muitos homens ainda falam que existem certos tipos de trabalho que não podem ser realizados por mulheres, que apenas eles podem fazer.


Outro caso de preconceito que vale ressaltar, é o caso religioso. Até o momento em que cada indivíduo possui sua religião, suas crenças etc, e não desrespeita a opinião do outro, não há nenhum problema. Mas a partir do momento que a pessoa não aceita que outras religiões também possam estar certas, passa a existir um grave problema: o preconceito.


Em um país como o Brasil, é possível conviver com as diferenças? Claro que sim! Se as pessoas não se importassem com coisas tão fúteis, perceberiam que todos nós somos iguais, independente de cor, sexo, idade, classe social etc.

9 comentários:

Joyce Sousa disse...

Muito bom!
Bem criativo da sua parte Ana Letícia,adorei e espero que você continue escrevendo assim tão bem como você escreveu...Ahh... também gostei muito foi da iniciativa de sua professora de Redação, por organizar esse tipo de projeto com os alunos. Espero que ela tenha mais ideias boas como essa que ela teve..Beijos Joyce!

Test disse...

Aprendeu comigo! ^^
posso fazer o que?

Anônimo disse...

Leticia...Ta massa...Parabens!!

Guilherme Chicalé disse...

Queira ou não sempre vai ter preconceito somos todos bobos, ninguém consegue seguir as regras totalmente.

O preconceito existe sim, mais como a sociedade tem problemas maiores para cuidar ninguém está nem ai, hoje o preconceito é tão comum que as vezes nós cometemos sem perceber.

Unknown disse...

o brasil é um país onde todo tipo de etnia se instalou, com as imigrações de todos os lugares do mundo.
só que junto com as imigrações vieram também algumas coisas como o preconceito dos brancos contra os negros, e se misturou com os preconceitos já existentes,
preconceito sempre existiu e nunca vai se extinguir.
infelismente.

Maria Lia disse...

Boa redação, Letícia.

Olha, lendo o teu perfil, lembrei de quando fiz um cursinho de redação pro vestibular. E em uma das primeiras, eles deram uma dica como construir uma dissertação.
Segundo o Meirivaldo [dono do curso], é recomendável que a dissertação tenha 5 parágrafos, onde o 1º é a introdução, 2º 3º e 4º são o desenvolvimento, e o 5º é a conclusão.
O que ele indicava? Na introdução vc expõe o problema, citando as situações que serão exploradas no desenvolvimento.
Nos três paragráfos do desenvolvimento, você vai apresentar os pormenores daquilo que foi citado na introdução. De preferência, um assunto em cada parágrafo.
Por fim, a conclusão é onde vc fecha o raciocínio, apresentando uma solução do problema, quando for o caso.

Bom, eu sei que essas fórmulas não ensinam ninguém a escrever, mas nota-se que tu tens facilidade nessa área. E to te passando essa pequena dica por ela ter sido muito útil no meu ano de vestibular. Eu sempre tive mais facilidade para narração, mas esse pequeno esquema facilitou a minha vida quando tinha que fazer dissertação.

Enfim, espero que também te ajude.
Beijos.

Anônimo disse...

muito bem pelo texto aprendi muito com isso gostei da sua fala prabens;;;?

sandyyyy... disse...

parabens pelo texto que escreveu foi um tecto muito criativo

Anônimo disse...

Me ajudou muito, criei meu texto e ficou perfeito. Thx ^^

Postar um comentário

Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti