Desde o começo do processo de desenvolvimento do Brasil, o crescimento socioeconômico vem aumentando as diferenças econômicas, sociais, raciais e espaciais do nosso país. No entanto, a maior preocupação é como atenuar essas disparidades.
As razões para que existam as desigualdades sociais brasileiras são diversas, mas algumas que devem ser destacadas são: Alto índice de analfabetismo; Taxa muito elevada de desempregados; Concentração das riquezas brasileiras etc. Recentemente foi divulgado o resultado de uma pesquisa com dados alarmantes, cerca de 12% dos brasileiros são analfabetos totais e 30% da população são considerados analfabetos funcionais, o que acaba sendo uma grande preocupação, pois a educação está diretamente ligada ao desenvolvimento de um país.
Outra questão preocupante das disparidades sociais do Brasil é a concentração das riquezas. Segundo o IPEA, a distribuição de renda no Brasil é a pior do mundo, onde os 10% mais ricos ganham 28 vezes a renda dos 40% mais pobres. Apesar do IDH brasileiro ser relativamente alto(0,813) não quer dizer que as condições de vida dos nossos brasileiros estão boas, pois a renda cresce, mas continua concentrada nas mãos de poucos.
Para atenuar um pouco das diferenças,o governo brasileiro vem desenvolvendo alguns projetos sociais,como: “bolsa escola”,”bolsa família” etc. Apesar desses projetos ajudarem um pouco, ainda são necessárias outras medidas como a criação de empregos para a população,cursos em diversas áreas de trabalho, incentivos para os jovem estudarem, redistribuição de renda etc, pois só dessa forma as desigualdades sociais poderão diminuir.
0 comentários:
Postar um comentário
Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D