Violência contra a mulher no Brasil



No passado, as mulheres lutaram bastante para assegurarem seus direitos frente a Constituição Brasileira, dentre eles acesso à saúde, moradia, igualdade de gêneros, segurança etc; No entanto, alguns desses direitos não vêm sendo efetivados. Em pleno século XXI, as mulheres ainda sofrem bastantes preconceitos da sociedade mas o mais preocupante são as agressões que as mesmas vêm sofrendo, tanto psicológicas como físicas.


Na Idade Média, as mulheres que não eram escravas, desde pequenas eram ensinadas à cuidarem de duas famílias, da casa e serem submissas aos seus maridos. Com o passar do tempo foram conquistando mais liberdade, mercado de trabalho etc, mas algumas ainda deixam-se serem submetidas à sociedade e acabam sendo vítimas de violência doméstica, sexual, psicológica e ideológica.


O tipo de violência que mais ocorre é a física. Para se ter uma ideia, a cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil, e 70% dessas agressões ocorrem dentro de casa. O mais agravante é que essas mulheres são violentadas silenciosamente. Das mulheres que sofrem algum tipo de violência, apenas 10% das vítimas registram as agressões.


Em 22 de Setembro de 2006 entrou em vigor a Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha. Esta lei é responsável pelo aumento no rigor das punições das agressões contra as mulheres nos âmbitos familiares e domésticos. Desde que a Lei entrou em vigor, muitos homens já foram presos, mas ainda é grande o número de mulheres que não denunciam seus agressores.


Para diminuir a violência contra a mulher, a iniciativa deve partir tanto de órgãos públicos como dos cidadãos, a começar pela conscientização das próprias mulheres que são vítimas de qualquer tipo de violência a fazerem as denúncias. Cabe aos órgãos públicos a fiscalização e execução destas leis, como a da Maria da Penha, pois só com uma ação em conjunto esse problema poderá ser amenizado.

0 comentários:

Postar um comentário

Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti