A importância da Leitura





Vivemos em um era em que a informação é cada vez mais importante, e nada melhor do que a leitura para obtê-la. Além de trazer informação, a leitura nos proporciona maior criticidade, conhecimento acerca dos mais variados assuntos, maiores chances no ingresso do mercado de trabalho, prazer etc. E quanto antes entrarmos nesse mundo, maior aproveitamento teremos.


A leitura é ponto crucial para a nossa formação, tanto instrucional como de cidadãos propriamente dito. Entretanto, hoje não praticamos a mesma como deveríamos, e pior, ainda existem pessoas que não possuem conhecimento da mesma: os analfabetos. De acordo com o IBGE, cerca de 15 milhões de jovens ainda são analfabetos no Brasil.


Pesquisas no mundo todo mostram que a criança que possui contato com a leitura desde cedo, é beneficiada em vários aspectos: aprende e pronuncia melhor as palavras e tem maior facilidade de comunicação com as outras pessoas. No entanto, para isso, precisamos do incentivo dos pais desde cedo, o que muitas vezes acaba não acontecendo.


Se todos temos consciência do quão importante a leitura é em nossas vidas, por que não a praticamos? O governo deveria investir mais nas Escolas e Bibliotecas Públicas para que as pessoas pudessem usufruir da leitura, mas, antes disso devemos começar com uma mudança em nós mesmos: Incentivar nossas crianças a lerem desde cedo, e também passarmos a dedicar um bom tempo a leitura. Como diria Joseph Addison: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”.

0 comentários:

Postar um comentário

Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti