Educação brasileira atual: Problemas e soluções.


Na Idade Média, poucos tinham acesso à educação, dentre eles pessoas ligadas à Igreja e filhos de nobres que geralmente iam estudar no exterior. No Brasil atual, pelo menos na teoria, quase todos os cidadãos possuem acesso à educação, entretanto, na maioria das vezes não a valorizam e a mesma acaba sendo bastante precária.


De acordo com a Unesco, o Brasil ocupa a 88ª posição no ranking do desenvolvimento educacional. Tal precariedade provém de diversos aspectos: Falta de estrutura das escolas, baixa qualificação dos professores, desinteresse da comunidade escolar, necessidade de investimentos governamentais, entre tantos outros exemplos.


A problemática da falta de estrutura das escolas acaba interferindo muito na aprendizagem. Existem escolas brasileiras que não possuem salas equipadas, e até mesmo faltam banheiros e água encanada. No entanto, este não é o único problema. O desinteresse dos alunos, que as vezes desistem no decorrer do ano ou chegam ao absurdo de freqüentar a escola apenas para conseguir auxílio do governo, agrava esse problema ainda mais.


Outra questão que merece destaque é a realidade dos professores. Segundo dados do IPEA, apenas 20% dos professores escolheram o magistério como 1ª opção de profissão, e dentre eles cerca de 15% eram considerados bons alunos. Outra observação diz respeito aos salários destes profissionais, que por serem relativamente baixos, acabam não servindo de incentivo aos futuros mestres, o que afeta diretamente na má qualidade da educação brasileira.


Para amenizar essa problemática, o governo deveria investir mais na educação, melhorando as estruturas das escolas, os salários dos seus profissionais, entre outros. No entanto, vale ressaltar que a participação dos cidadãos é de suma importância, começando pela conscientização do papel educacional, pois só com uma ação conjunta esse problema será amenizado.

7 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, amei o texto! Vou fazer uma redação sobre o assunto e precisava ficar mais "por dentro" antes de começar.
Muito obrigado!

Anônimo disse...

essa é a pura vdd

Anônimo disse...

Gostei muito do texto. Foi muito bem elaborado. Parabéns. :D

Anônimo disse...

VOCÊ FEZ UM BOM TEXTO,QUE ME AJUDOU MUITO. PARABÉNS!!

Anônimo disse...

Precisei fazer uma pesquisa da escola e achei este blog; e adorei! Parabéns :)

Anônimo disse...

EStou fazendo uma trabalho para faculdade e pesquizando passei por aqui e adorei o seu texto. Parabéns!!!!!

Anônimo disse...

Muitoo beeim Feitaa..parabéns...

Postar um comentário

Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti