Educação brasileira atual: Problemas e soluções.


Na Idade Média, poucos tinham acesso à educação, dentre eles pessoas ligadas à Igreja e filhos de nobres que geralmente iam estudar no exterior. No Brasil atual, pelo menos na teoria, quase todos os cidadãos possuem acesso à educação, entretanto, na maioria das vezes não a valorizam e a mesma acaba sendo bastante precária.


De acordo com a Unesco, o Brasil ocupa a 88ª posição no ranking do desenvolvimento educacional. Tal precariedade provém de diversos aspectos: Falta de estrutura das escolas, baixa qualificação dos professores, desinteresse da comunidade escolar, necessidade de investimentos governamentais, entre tantos outros exemplos.


A problemática da falta de estrutura das escolas acaba interferindo muito na aprendizagem. Existem escolas brasileiras que não possuem salas equipadas, e até mesmo faltam banheiros e água encanada. No entanto, este não é o único problema. O desinteresse dos alunos, que as vezes desistem no decorrer do ano ou chegam ao absurdo de freqüentar a escola apenas para conseguir auxílio do governo, agrava esse problema ainda mais.


Outra questão que merece destaque é a realidade dos professores. Segundo dados do IPEA, apenas 20% dos professores escolheram o magistério como 1ª opção de profissão, e dentre eles cerca de 15% eram considerados bons alunos. Outra observação diz respeito aos salários destes profissionais, que por serem relativamente baixos, acabam não servindo de incentivo aos futuros mestres, o que afeta diretamente na má qualidade da educação brasileira.


Para amenizar essa problemática, o governo deveria investir mais na educação, melhorando as estruturas das escolas, os salários dos seus profissionais, entre outros. No entanto, vale ressaltar que a participação dos cidadãos é de suma importância, começando pela conscientização do papel educacional, pois só com uma ação conjunta esse problema será amenizado.

11 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, amei o texto! Vou fazer uma redação sobre o assunto e precisava ficar mais "por dentro" antes de começar.
Muito obrigado!

Anônimo disse...

essa é a pura vdd

Anônimo disse...

Gostei muito do texto. Foi muito bem elaborado. Parabéns. :D

Anônimo disse...

VOCÊ FEZ UM BOM TEXTO,QUE ME AJUDOU MUITO. PARABÉNS!!

Anônimo disse...

Precisei fazer uma pesquisa da escola e achei este blog; e adorei! Parabéns :)

Anônimo disse...

EStou fazendo uma trabalho para faculdade e pesquizando passei por aqui e adorei o seu texto. Parabéns!!!!!

Anônimo disse...

Muitoo beeim Feitaa..parabéns...

Anônimo disse...

Otímo Texto,Me Ajudou Bastante no Meu Trabalho Escolar.Parabéns

Anônimo disse...

muito bom amei

Anônimo disse...

Gostei muito to fazendo um trabalho da faculdade e amei o texto.

Pitbull feliz disse...

Ficou muito bom o texto,bem informativo!

Postar um comentário

Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti