Já se tornou comum ver na mídia acontecimentos que ferem e degradam mais ainda a ética e dignidade humana: Escândalos com com os políticos corruptos, exploração de pessoas com pouco nível instrucional, corrupção na polícia, entre outros.
Mesmo após mais de um século do fim da escravidão, o Brasil vem apresentando uma escravização contemporânea. As principais vítimas desta prática se encontram no meio rural, onde não conhecem seus direitos trabalhistas. As mesmas acabam sendo submetidas à condições precárias de fome, baixa remuneração, excesso de esforço físico, entre outras características.
Os políticos brasileiros, que deveriam ser os principais defensores da dignidade humana, são os que mais agridem, sendo frequentes notícias de escândalos, sem citar o descaso com os cidadãos. Mesmo sabendo das práticas que ferem a dignidade humana, os políticos nada fazem para reverter esse problema, fazendo apenas o que seja de seus interesses.
Na tentativa de amenizar esse problema, deve-se, antes de tudo, repensar nos políticos que são colocados no poder, pois estes que poderão lutar pelos direitos dos cidadãos. Feito isto, deve-se exigir do Governo a fiscalização dos direitos trabalhistas e punições severas para aqueles que persistirem em desobedecê-las. Outra questão importante é o investimento na educação, pois através da mesma os indivíduos se qualificarão e poderão receber melhores ofertas de emprego, onde não deixarão serem explorados.
8 comentários:
Não entendo muito de redação, mas pelo pouco que sei, acho que ficou muito boa. Gostei. Parabéns ;)
Olá, Letícia! (: Ficaria feliz se pudesse contribuir dando algumas dicas e uns "toques" sobre o texto. Também sou aluno do Ensino Médio, cursando o 3° Ano e minha professora pediu para que nós redigissemos um texto exatamente sobre o mesmo tema.
Bom, acho que a primeira coisa sobre o texto seria dar uma olhada nos errinhos de português, que são poucos, e que não comprometem o entendimento do texto, mas que vale ficar atento. Quando você fala sobre os políticos, na verdade seria: "...que deveriam ser", ao invés do "Serem" / Também na parte "...os políticos nada fazem para reverter esse problema, fazendo apenas o que seja de seus interesses." Acredito que seria bom evitar o uso repetido do verbo "Fazer", substituí-lo por algum outro equivalente, ou ainda quem sabe reformulando o período para que não soe "estranho". Outro errinho está na parte, "...para àqueles que persistirem em desobedecê-las." Me parece que este 'aqueles' não recebe a crase, ficando 'normal'. (:
Uma passagem sua: "As mesmas acabam se submetendo...", dá o sentido de que as pessoas acabam por se submeter à essas condições quando, que são elas que escolheram estar naquela situação. Acho que esta alteração já resolveria o problema: "As mesmas acabam sendo submetidas..."
Fora isso o texto está impecável, Letícia! Sobre a abordagem do texto ela está boa, apenas com alguns deslizes, como eu poderia dizer, sem querer se chato, mas já sendo de alguma forma... xD Me parece que você desviou um pouco o olhar do tema, do "Trabalho" para tratar da política e acabou por entrar no "Senso-comum", sobre os políticos, o governo e na questão da educação.
Tome cuidado com isso, andei pesquisando sobre algumas outras redações por ai e percebi que muitas recebem um "aviso" por não serem muito ousadas, se me entende e nem persuadirem inteiramente o leitor para dentro do ponto de vista que é proposto pelo aluno.
Espero não ter sido muito "Chato" nos meus argumentos e se fui, não era a intenção... rsrsrs Bom, espero que sirva de alguma ajuda.
Um abraço, Felipe
otima,mas gostaria que postasse uma redaçao sobre uniao homoafetiva.
e tambem sobre codigo florestal.
Cynara,
Obrigada pelo comentário ;}
Anônimo,
Queria dizer que ainda não uso esse blog para escrever "o que eu gosto", na verdade uso mesmo por exigência da minha professora. Mas como estou gostando de postar os textos, e vendo o interesse de algumas pessoas, assim que for possível postarei textos sobre esses assuntos, e se tiver mais alguma sugestão fique à vontade. ;}
Felipe
Muito obrigada pelas suas dicas... E quanto você ter sido "chato" não interpretei-lhe dessa forma,mas sim como forma de crescer. Obrigada novamente. Na verdade esse texto foi um daqueles que você faz com aquela "coragem", sabe?rs. Se você também posta seus textos gostaria muito de conhecê-los. Se um dia ver esse comentário e quiser deixar e-mail pra contato, fique à vontade. ;}
Abraços, Letícia.
Opa! Simplesmente adoraria deixar um 'contato' pra gente, derrepente trocar ideia e tudo mais... Acabei por te encontrar no Facebook, meu nome tá como "Felipe Donadon" rs
A gente vai se falando... :D
ai fessora vlw o bagulho, vao ve se eu tiro 10 :]
(um dia eu te falo quem sou)
Felipe
Já te adicionei no facebook ;}
Anônimo
"Fessora" é?kkkkkkkkkkk' Que nada...estou muiiiiito longe.. Só me diz se te conheço pessoalmente..
Postar um comentário
Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D