O Brasil é o 11º país no ranking das maiores economias mundiais. Entretanto, ostenta um elevado índice negativo, onde 30% da população vive na pobreza considerada absoluta. Por que a economia brasileira é tão contraditória?
No intuito de justificar o quadro econômico brasileiro, as vezes acabamos recorrendo aos acontecimentos históricos. Pelo fato do Brasil ter sido uma colônia de exploração no passado, acabávamos usando esta desculpa como causa para o subdesenvolvimento brasileiro. Hoje, o Brasil já é considerado um país emergente, e a tendência é que logo poderá ser considerado desenvolvido. No entanto, ainda apresentamos problemas típicos de países muito pobres.
O Brasil possui uma das maiores economias, mas infelizmente este dinheiro fica concentrado nas mãos de poucos, enquanto uma grande parcela da população brasileira passa fome, não possui acesso à educação, saúde, saneamento básico, entre outras condições fundamentais à uma vida digna. As vezes não sabemos o que é pior: Os problemas brasileiros em si, ou saber da existências deles e ver que nada é feito para combatê-los.
Enquanto o poder brasileiro não fizer nada para tentar amenizar as disparidades sociais vigentes, o Brasil continuará sendo um país com grande potencial econômico, mas com muitos problemas para serem solucionados. Se o Brasil é tão conhecido pelo Carnaval e Futebol, por que também não ser reconhecido com um país que superou a colonização e amenizou as diferenças sociais?
0 comentários:
Postar um comentário
Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D