Violência no trânsito: Como diminui-lá?


No período do governo de Juscelino Kubitscheck as malhas rodoviárias começaram a se desenvolver no Brasil. A princípio trouxeram maior facilidade para as transações comerciais, e logo em seguida para o transporte de pessoas. Com o passar do tempo, o que foi um grande avanço para a população, vem se tornando principal meio de violência no trânsito brasileiro.


Os acidentes nas estradas é uma das principais causas de mortes brasileiras. O Brasil registra 1,5 milhão de acidentes no trânsito por ano, onde pelo menos 35 mil vítimas acabam morrendo. Dentre as principais causas para essas mortes, podem - se citar: A imprudência de muitos motoristas, condutores que dirigem alcoolizados, condições precárias de algumas estradas, entre outros.


Ao analisar-se alguns acidentes, percebe - se que geralmente a imprudência dos motoristas vem ligada às bebidas alcoólicas; e infelizmente os mais afetados acabam sendo os inocentes. As discussões no trânsito também acabam sendo um fator agravante. As vezes uma simples atitude de um motorista pode despertar a fúria de um segundo, e se este estiver armado, acaba agindo por impulso, podendo acarretar maiores problemas.


O Brasil já possui meios modernos para coibir a violência no trânsito, entretanto, não os utilizam como deveriam. A "Lei Seca", que determina que a partir de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue o indivíduo não poderá dirigir, não é respeitada pelos motoristas devido, principalmente, a falta de fiscalização intensiva dos órgãos responsáveis.


No intuito de amenizar essa problemática, algumas medidas podem ser tomadas. Primeiro deve - se partir da educação e conscientização dos motoristas acerca dos assuntos ligados ao trânsito. É válido ressaltar a importância dos órgãos responsáveis pela fiscalização contra as imprudências e negligências do trânsito, intensificando a cobranças das leis já existentes. Tais medidas podem ser simples, mas certamente farão muitas diferença nos índices de óbitos e acidentes brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário

Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti