Dengue: Como combater esse mal?


Desde o período da colonização brasileira, os nativos vêm sendo atingidos por diversas doenças e epidemias vindas de outras partes do mundo. Atualmente, o Brasil vem registrando inúmeros casos de dengue, tanto na forma clássica como hemorrágica. A grande questão é como combater as epidemias que anualmente se alastram pelo país.

O mosquito Aedes aegypti – responsável pela transmissão da malária e da dengue – é bastante “democrático”, pois não escolhe suas vítimas; atingindo tanto seres de classes mais baixas, como médias e altas. A dengue clássica não apresenta vacina disponível para a população, pelo fato de esta possuir 4 tipos de vírus, sendo a prevenção a única forma de evitá – la. Entretanto, a sociedade e as autoridades omitem – se na realização dos deveres de cada um, esperando que o outro tome alguma medida.

Quando tem início o período chuvoso, cujas condições para a proliferação do vetor transmissor da dengue são mais propícias, as autoridades e a população começam a se preocupar com a transmissão dessa enfermidade. Entretanto, as vezes acaba sendo tarde, pois os mosquitos já estão prontos para fazerem novas vítimas.

Um grande problema que vem surgindo acerca dos grandes números de casos de dengue é a negligência de deveres por parte das autoridades e da população. Os cidadãos alegam ser responsabilidade das autoridades combaterem a dengue, enquanto estas alegam ser dever da população. Nesse caso, ambos estão errados, pois não é dever exclusivo de uma das partes, e sim das duas.

Na tentativa de minimizar os casos de dengue, a prevenção é essencial. A sociedade, de modo geral, deve partir de um processo de informação sobre os males que a dengue pode trazer e tomar algumas medidas, como: Evitar água parada, encher com areia os vasos das plantas, manter as cisternas fechadas, deixar pneus embaixo de lugares cobertos, entre outros. Pode ser “clichê”, mas apenas com atitudes conjuntas os casos de dengue poderão ser amenizados.

0 comentários:

Postar um comentário

Já que leram os textos, se vocês puderem e quiserem comentar ficarei muito grata.Desde já obrigada e beijos.
;D

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti